“Teté´s stunning voice makes it hard not to fall in love with this album.
This is a classic that we didn´t know we were missing”
in Songlines
“O regresso da lógica sucessora de Cesária Évora”
In The Australian
Tété Alhinho tem o carisma e simplicidade dos maiores nomes da história da música. É simplesmente desarmante. Nome incontornável da música de Cabo Verde, arrebatou o mundo com a sua voz nos anos 90, no grupo SIMENTERA. Em 2004, editou “VOZ” com Mario Lúcio Sousa, um disco que a cristalizou como uma das grandes vozes do nosso tempo.
2017 foi o ano do regresso às edições em nome próprio com “Mornas Ao Piano”. Este álbum foi gravado entre Lisboa e a cidade da Praia, em Santiago, com passagem por Roterdão na Holanda. Contou com a participação, nas gravações, de músicos de Angola, Brasil, Cabo Verde, Cuba, Estados Unidos da América e Portugal, numa viagem pelas sonoridades dos 4 cantos do Oceano Atlântico. Assim é a alma de Cabo Verde. Aqui encontramos a “morabeza” de Cabo-Verde, o perfume de Cuba ou o calor do Alentejo, terra do seu pai.
“Lua Bonita” foi o primeiro tema a ser revelado, quando se deu início às gravações de “Mornas Ao Piano”, em Setembro de 2015. “Mindel de Mãe Auta” é uma morna dedicada à sua Mãe, natural do Mindelo, São Vicente.
Teté canta sobre a melancolia sem a sombra da tristeza…
FOTOS
VÍDEOS
DISCOGRAFIA
MORNAS AO PIANO
2017
VOZ
2004
DE-COR-A-SOM
1999
MENINO DAS ILHAS
1995
Press Kit
Booking