ENEIDA MARTA

Eneida Marta é uma artista especial, a sua alma possui uma profundidade invulgar e o seu timbre distinto pode equilibrar lamento e esperança na mesma palavra, no mesmo sopro. Não é difícil apaixonarmo-nos pela voz de Eneida Marta. Difícil será depois disso mantermo-nos longe dela. “

Nuno Pacheco in jornal Público

Eneida Marta é uma das mais genuínas e vibrantes vozes africanas e verdadeira embaixadora da música da Guiné-Bissau.
Esta paixão pela terra que a viu nascer levou-a a abraçar causas humanitárias, tendo sido nomeada pela UNICEF como sua embaixadora para a Guiné-Bissau.

Em 2006 despertou a atenção do gigante da world music Putumayo World Music que incluiu o seu trabalho na compilação An Afro-Portuguese Odissey.
Nesse mesmo ano, Eneida Marta fica em primeiro lugar num concurso de World Music com o tema “Mindjer Dôlce Mel”, que a Putumayo haveria também de incluir na compilação Acoustic Africa. Já em 2008, integrou a seleção da maior feira de World Music do Mundo, a WOMEX, actuando para mais de 3 mil profissionais de todo o mundo. Um momento especial que resultou numa aplaudida digressão internacional.

Este é apenas um resumo do percurso que trouxe Eneida até ao presente, levando-a a cruzar palcos, de Madrid e Barcelona a Amesterdão ou Vancouver, de Roma a Budapeste e Cidade do México, de Boston a Londres e Berna.
Em todos, o mesmo aplauso emocionado de quem encontra uma voz carregada de alma, de sonhos, de dor e de alegria.

Em 2022 prepara o lançamento do sucessor do seu quinto disco, IBRA, lançado em 2019, cujo primeiro single “Homis di gossi”, tornou-se num enorme sucesso nas rádios da Guiné Bissau e em Portugal.
Eneida é uma mulher especial, de causas e de força. É um privilégio poder assistir à sua ascenção nos grandes palcos do mundo, celebrando as raízes étnicas do seu país: de Balanta a Fula, de Mandinga a Manjaca.

FOTOS

VÍDEOS

DISCOGRAFIA

IBRA

2019

NHA SUNHU

2015

LOPE KAI

2006

AMARI

2002

NÔ STORIA

2001

Press Kit

Booking