CAAMAÑO & AMEIXEIRAS

“Criadoras com uma grande imaginação popular

e com uma indiscutível capacidade instrumental e domínio da melodia.”

Maria Ivanova – Sonograma Magazine

“São uma lufada de ar fresco no panorama musical da Galiza.”

in Festiletras

Sabela Caamaño (acordeão cromático) e Antía Ameixeiras (violino e voz) formam Caamaño&Ameixeiras, um duo galego ligado à música de raiz e à dança. Desde o seu nascimento, em 2018, este duo tem tido uma trajetória intensa, tanto a nível nacional como internacional. Tendo como ponto de partida a tradição, o duo consegue criar uma linguagem própria e única, com composições e arranjos pessoais e vivos que mantêm a essência da música popular ao mesmo tempo que incorporam recursos contemporâneos e colocam a emoção em primeiro plano.

Após o sucesso do primeiro álbum, Aire! (Segell Microscopi, 2021) (Prémio Martín Códax da Música 2021 na categoria Folk, 1º Prémio Folkez Blai 2021 (Ermua, País Basco), Prémio Opinión da Música de Raíz ao disco do ano 2021), produzido pelo reconhecido músico burgalês Diego Galaz e com colaborações tão destacadas como a de Sílvia Pérez Cruz ou Fetén Fetén, o duo lança o seu segundo álbum em outubro de 2023.

Em Quitar o aire (Raso Estudio, 2023), com Hevi (Malandrómeda) aos comandos da produção, Caamaño&Ameixeiras ressignificam e actualizam os códigos da música de raiz, virando a sua sonoridade de pernas para o ar, elevando o misticismo e a profundidade, levando a sonoridade da tradição galega e ibérica à virulência de planos mais frontais com música que ultrapassa as margens dos géneros.

FOTOS

VÍDEOS

DISCOGRAFIA

QUITAR O AIRE

2023

AIRE

2021

Press Kit

Booking