Moçoilas

25 de Março 2018

20h00

Alcoutim - II  Festival do Contrabando

...os cantos do Sul, nas vozes das mulheres que regressam com a Primavera, com o Inverno à volta do braseiro ou com o estio do Verão. Regressam sempre. São mulheres e dão vozes a uma serra onde o canto sempre foi muito mais feminino. Com elas continua, e agora de uma forma ainda mais meticulosa, a enorme necessidade de recuperar o canto do Algarve, esquecido ou escondido no tempo… O som emergente renasce da necessidade de se continuar a fazer ouvir e afirmar as sonoridades de base, da raiz, da terra. O público seguidor destas canções ao sul, deste grito soltado para fora, mantém-se ligado porque também nele surge a sensibilidade daquilo que pode ser tangencial com a identidade ou com a curiosidade da região que o acolhe.

Elas trazem a alma dos cantos da serra – e dos cantos da terra, e de muitos outros temas inspirados aí, nos seus tons, nos seus sons e cheiros, na sua voz para fora que ecoa e se transporta. Moçoilas é uma atitude, é uma alma, sentida de dentro, manifestamente afirmativa, alegre e feminina. É um canto solto com harmonias doces, duras e simples. A responsabilidade de assegurar este espaço/tempo musical e cultural – que tem sido manuseado e cuidado ao longo do tempo por Mulheres que se assumiram Moçoilas e nele deixaram um pouco de si para a continuidade deste projeto – é agora de Inês Rosa, Margarida Guerreiro e Teresa Silva.

Este trio de mulheres repega muitos dos antigos temas e enriquece-os com a sua energia própria, modificando uns, apropriando-se de outros e preparando caminho para novas melodias, novas canções.
Este terceiro ciclo elíptico reequaciona e portanto reconstrói e faz evoluir este grupo para uma outra dimensão que é simultaneamente uma mesma e diferente sonoridade. Estas Mulheres transportam dos seus percursos individuais e dos seus contrastes as tonalidades musicais e as cumplicidades que fazem soar uma harmonia enlaçada.

Voltar

Newsletter
Subscreva a nossa Newsletter e fique a par de todas as novidades!