Eneida Marta na ALG Eventos

Eneida Marta é uma das mais genuínas e vibrantes vozes africanas, verdadeira embaixadora da música da Guiné-Bissau, terra que Eneida ama de forma comovente. Esta paixão pela terra que a viu nascer levou-a a abraçar causas humanitárias, tendo sido nomeada pela UNICEF como sua embaixadora para a Guiné-Bissau.

Em 2006 despertou a atenção do gigante da world music Putumayo World Music que incluiu o seu trabalho na compilação An Afro-Portuguese Odissey, Nesse mesmo ano, Eneida Marta fica em primeiro lugar num concurso de World Music com o tema “Mindjer Dôlce Mel” que a Putumayo haveria também de incluir na compilação Acoustic Africa.

Já em 2008, a WOMEX seleccionou Eneida Marta para se apresentar em showcase perante mais de 3 mil delegados, momento especial que resultou numa aplaudida digressão internacional. 

Este é apenas um resumo do percurso que trouxe Eneida até ao presente, levando-a a cruzar palcos, de Madrid e Barcelona a Amesterdão ou Vancouver, de Roma a Budapeste e Cidade do México, de Boston a Londres e Berna. Em todos, o mesmo aplauso emocionado de quem encontra uma voz carregada de alma, de sonhos, de dor e de alegria. Eneida é uma mulher especial, de causas, de força. E é assim que agora se apresenta, com um sonho que ela própria produziu - "Nha Sunhu".

Leia uma entrevista completa aqui: https://www.publico.pt/2015/05/22/culturaipsilon/entrevista/eneida-marta-cantos-de-um-sonho-guineense-1696071.

 

Voltar

Newsletter
Subscreva a nossa Newsletter e fique a par de todas as novidades!