Eneida Marta

PT

Eneida Marta é uma das mais genuínas e vibrantes vozes africanas e verdadeira embaixadora da música da Guiné-Bissau, terra que Eneida ama de forma comovente. Esta paixão pela terra que a viu nascer levou-a a abraçar causas humanitárias, tendo sido nomeada pela UNICEF como sua embaixadora para a Guiné-Bissau.

Em 2006 despertou a atenção do gigante da world music Putumayo World Music que incluiu o seu trabalho na compilação An Afro-Portuguese Odissey. Nesse mesmo ano, Eneida Marta fica em primeiro lugar num concurso de World Music com o tema “Mindjer Dôlce Mel”, que a Putumayo haveria também de incluir na compilação Acoustic Africa.

Já em 2008, a WOMEX seleccionou Eneida Marta para se apresentar em formato showcase perante mais de 3 mil delegados, momento especial que resultou numa aplaudida digressão internacional. 

Este é apenas um resumo do percurso que trouxe Eneida até ao presente, levando-a a cruzar palcos, de Madrid e Barcelona a Amesterdão ou Vancouver, de Roma a Budapeste e Cidade do México, de Boston a Londres e Berna. Em todos, o mesmo aplauso emocionado de quem encontra uma voz carregada de alma, de sonhos, de dor e de alegria. Eneida é uma mulher especial, de causas e de força. E é assim que agora se apresenta, com um sonho que ela própria produziu - "Nha Sunhu".

Leia uma entrevista completa aqui: https://www.publico.pt/2015/05/22/culturaipsilon/entrevista/eneida-marta-cantos-de-um-sonho-guineense-1696071.

ENG

With a new album due in 2018, Eneida Marta is a special artist, a soul of unique depth. 

From Guinea-Bissau, she was one of the highlight artists of the 2008 Womex and a UNICEF ambassador. Her latest work, “Nha Sunhu”, involves musicians from Congo, Portugal and Guinea or the from the jazz world. 

Live, she performs with an acoustic quartet, recreating her work differently according to the stage she finds herself in. 

Galeria de Imagens










Voltar

Newsletter
Subscreva a nossa Newsletter e fique a par de todas as novidades!